barra de links adesense

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O ph é o potencial hidrogeniônico das substâncias ele. A faixa de pH vai de  1 a 14, sendo o pH 7 de caráter neutro, abaixo deste valor ácido e acima básico ou alcalino.Tanto em produtos de limpeza, cosméticos, remédios e alimentos o pH está diretamente relacionado com conservação, estabilidade e as ações que a substância realizar.Alteração desta característica muda os resultados gerados pela substância4.

 O nosso corpo precisa estar com ph balanceado, para ser saudável, alterações de ph no corpo trazem males diversos e afetam nossa saúde e bem estar. Neste vídeo falamos sobre como o pH de um copo de refrigerante pode desestabilizar nosso organismo, medidas para  neutralizar o refrigerante a ser engerido. Veja e comente no blog.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O que é o TPSS (Tripolifosfato de sódio)



tripolifosfato de sódio (TPF) outripolifosfato pentassódico ou aindatrifosfato de sódio é um composto de fórmula química Na5P3O10,disponivel comercialmente na forma de pó branco com densidade aparente 0,7 a 1 g/cm3.  Sua solução aquosa a 1%, a 25 °C, apresenta pH 9,5 a 10,5.  Isso quer dizer que se você adicionar 10 g de Tripoli em 1 litro de qualquer solução de ph neutro que é 7 ele passa para ph entre 9,5 -10,5, conclui-se que passa de uma solução neutra para uma solução básica ou alcalina. Possui peso molecular de 367,88 g/mol. É inodoro.


É utilizado como agente de flotação,dispersante, emulsificante, estabilizante de solos, sequestrante e como reforçador em produtos destinados a limpeza, como detergentes e sabões em pó.
Encontra aplicações em ramos de atividade e indústrias tão variados quanto na agricultura, argila e pigmentos, borracha, cimento e cerâmica, construção civil, domissanitários, detergentes e produtos de limpeza, lubrificantes, papel e celulose, pastas para os mais diversos fins, industrias petrolíferas, têxtil e formuladores têxteis, tintas e vernizes, tratamento de água, vidraria, tratamento de superfície e formuladores.
Esta substância também é utilizada como estabilizante para os leites "longa vida" ou "UHT".

O seu uso em detergentes tanto domésticos quanto industriais estão com dias contados,pois ao serem lançados nos sistemas de esgotos  causa o incremento da concentração de fósforo nas águas de diversos mananciais.

Este aumento de  concentração de fosforo nas águas causam o aumento do crescimento de organismos dependentes do fósforo, como algas que atrapalham e muito o equilíbrio do sistema. Estes organismos consomem grandes quantidades de oxigênio e tampam a superfície de lagos, rios e represas causando a eutrofização, que  impedindo a penetração dos raios solares na água, tornando as águas inadequadas para a sobrevivência de outros organismos.

Informações de risco extraídas de uma FISPQ de Tripolifosfato de Sódio.
Informações de acordo com as diferentes  vias de exposição:
Toxicidade aguda: 
LD50 oral  - Rato - 3900 mg/Kg
LD50 via aérea em ratos  - LC50 - > 0,39 mg /Kg
Efeitos locais
Irritante para olhos, pele e trato respiratório.
Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto 
Mobilidade: Solúvel na água.
Ecotoxicidade: 48h - EC50 > mg/l (Daphnia Magna ). Não Tóxico