Versículos Biblicos

barra de links adesense

quarta-feira, 25 de maio de 2011

LIXÍVIA DE SODA CÁUSTICA


A soda cáustica é encontrada no no comércio na forma de escamas. A lixivia é a dissolução deste sólido em água. Parece ser um procedimento simples mas requer alguns cuidados, pois um pequeno descuido pode causar acidentes graves. Ensinaremos aqui como diluir a soda cáustica em água e como calcular as concentrações desta solução.Provido de luvas, jaleco ou avental, mascara e óculos de proteção, adicione 1 litro de água e com o pote perto da água, adicione a soda com cuidado para não bater na água e voltar na face. Misture e deixe em repouso em frasco fechado, em local fora do alcance de crianças.Esta solução renderá aproximadamente 1400 ml ou 1,4 litros de lixivia a 50%. Importante lembrar que a soda tem papel fundamental na produção de sabão, uso de soda ruim ocasionará em um produto de baixa qualidade e muitas vezes até perda do produto. Quando for comprar a soda cáustica leia no verso da embalagem a concentração do produto. No mercado tem soda com diversas concentrações. Exemplo soda Yara tem 75%, já a escorpião tem 98%. É importante lembrar que a soda 75% usa-se mais e a 98% usa-se menos. Segundo literatura, para saponificação de 1 litro de óleo de soja, usa-se aproximadamente 137g, de soda em escama 99%.Temos aqui então o indice de saponificação do óleo de soja que é 137g de soda para cada litro de óleo de soja. Obs: Quando se dilui 1kg soda 99%  em 600 ml água temos uma lixivia  50°BE. Nas lojas de produtos químicos é vendida já a soda líquida a 50°BE, porém sua comercialização é controlada. É importante lembrar que ao diluir ou usar um soda com 75% de concentração, mesmo adicionando as 137 g, você terá somente 102 g de soda os outros 35 gramas são impurezas o que não saponificaram todo o óleo de soja em sua formula. Isso pode alterar consistência, deixará oleoso, ou até mesmo ocasionar a perda total do produto. Este é o motivo de varias reclamações de receitas caseiras na internet. Agora você já pode fabricar sabão como quiser, com qualquer quantidade de óleo desde que faça a relação óleo e soda. 


Como calcular a quantidade de soda se usar soda de menor concentração? Suponhamos que você tenha adicionado a soda a 75% é só em uma calculadora fazer o seguinte: Você sabe que 1 litro precisa de 137 g de soda 98% então digite 137 e divida, por 1 centésimo da concentração da embalgem da soda que comprou:  Avaliemos as relações: 
Soda necessária = 137g
Concentração comprada =75 Divide-se por 100= 0,75
Sendo assim digite na calculadora: 137 tecle em dividir e digite 0,75 o valor encontrado será:182,6g 
Então concluímos que aquele pote de soda Yara que é de 950 g a 75% saponifica 5,2 litros de óleo.
Diluição da soda Yara:1 kg de soda yara diluido em 600 ml de água, dará 1 litro de soda e usará aproximadamente 200 ml desta solução para cada litro de óleo. O mesmo se aplica a soda líquida comprada em lojas de produtos químico 200 ml para cada litro de óleo de soja.
Obs: Soda escorpião 98-99% a diluição será diferente: Diluirá 1 kg de soda em 1 litro de água usando os mesmos 200 ml desta solução para cada litro de óleo
Usando soda líquida 50° Bé: Usar 200 ml de soda para cada litro de óleo.
Sempre use, óculos de proteção, luvas, avental ou jaleco. A soda ao ser adicionada de forma inadequada, bate na água e pode voltar no olho, podendo ocasionar a perda da visão. Caso isso aconteça lave com água corrente por aproximadamente 10 minutos tendo o cuidado para não deixar cair no outro olho. Lave jogando água no olho, não esfregando, não tendo lava olhos, usa-se chuveirinho, até mesmo mangueira com baixa pressão, depois de lavar muito tempo coloque um tampão no olho e procure socorro médico imediatamente. Duvidas ligue para: 


Centro de Informações e Assistência Toxicológica – CIAT – BH 
Telefone:(31) 3239 9308 / (31) 3224 4000 / (31) 3239 9223 (Lab) / (31) 3239 9224 
(secretaria ) Fax: (31) 3239 9260 e-mail: ciatbh@gmail.com / servitoxmg@hotmail.com 

Outros estados: _Veja aqui



29 comentários:

  1. Olá Osvaldo.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas com você.
    Para qual e-mail posso te escrever?

    ResponderExcluir
  2. Olá preciso saber como medir 200ml de soda pois só tenho ela em granulado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta transforma-la em soda líquida seguindo o procedimento acima. Mas se sua soda for 99% 137g representam os mesma quantidade presente nos 200 ml de soda liquida a 50%

      Excluir
  3. e gostaria das quantidades em ml pois em gramas e dificil, e faço minha as palavras da Renata um email para reguntas

    ResponderExcluir
  4. Renata e Antônio obrigado por serem leitores de meu blog.
    Vamos lá ás respostas: Raramente você vai encontrar soda líquida no mercado e o post acima tem a finalidade de ajudar a vcs a realizar a dissolução da soda para usá-la em ml ou litros. No poste acima tem o trecho que aqui posto onde você usará em média 200 ml de soda diluida para cada litro de sabão. Conforme abaixo.

    Diluição da soda Yara:1 kg de soda yara diluido em 600 ml de água, dará 1 litro de soda e usará aproximadamente 200 ml desta solução para cada litro de óleo. O mesmo se aplica a soda líquida comprada em lojas de produtos químico 200 ml para cada litro de óleo de soja.
    Obs: Soda escorpião 98-99% a diluição será diferente: Diluirá 1 kg de soda em 1 litro de água usando os mesmos 200 ml desta solução para cada litro de óleo

    ResponderExcluir
  5. Ola Osvaldo, qual tipo de recipiente mais adequado para armazenar a lixivia e por quanto tempo pode ficar armazenada sem perder suas propriedades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embalagens de polietileno. Semelhante ou igual ao que elas vem ou também vidro ou inox. Como os dois ultimos tem desvantagens o melhor e frascos de polietileno. Nunca embale em pet.

      Excluir
  6. Ola Osvaldo obrigado agora ficou mais claro, porem certos tipos de soda não vem especificando o nivel de pureza tanto que liguei para saber, mas estarei fazendo meu sabão black, e obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  7. hoje eu fiz o sabão black e saiu como vc disse e estou satisfeitíssimo com o resultado, agradeço pelo que nos ensinou obrigado e continuarei fazendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Fico satisfeito em poder ajudar. Não deixe de assinar nosso blog, assim sempre que tiver novidades você vai ficar sabendo. Precisando estamos ai para ajudar.

      Excluir
  8. Boa tarde,parabéns pelo trabalho,vc nos ajuda muito com suas explicações!Gostaria de esclarecer uma duvida,se possível.A soda Búfalo tem 100% de pureza,qual seria a diluição da mesma?E se eu usar a soda liquída 50% eu tenho que adcionar mais água na receita??Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Obrigado por ler meus artigos. No caso da soda ter pureza de 100% que geralmente apesar deles falarem 100 nunca é real geralmente é 99%. Neste caso você pode adicionar 1 litro de água para cada kg de soda ela ficara com a graduação de 50 graus ou 50% . Mas atenção não dará 2 litros de soda, mas 2 kg. Pois a densidade da soda é aproximadamente 2,13. Sendo assim quando você adiciona 1 kg de soda e 1 kg de soda você terá 2 kg de soda a 50° mas somente 1469 ml ou 1,47 litros de soda. 1 kg de soda em ml representa somente 469 mls. Caso não tenha ficado claro gentileza me comunicar que reformulo a explicação.
      Forte Abço.

      Excluir
  9. mais uma duvida depois da diluição da soda qual a sua durabilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 meses aproximadamente é a durabilidade após diluida. Embale somente em frascos de polietileno , vidro ou inox, como vidro e inox tem algumas desvantagems como custo minha sugestão é polietileno ( embalagem do material que a soda vem do supermercado. OBS: NUNCA EMBALE EM PET, ELE NÃO RESISTE)

      Excluir
  10. Respostas
    1. aqui no blog existe um espaço escrito : Inscreva para receber novidades, ABAIXO DO ANUNCIO DE BASE DE AMACIANTE. Basta adicionar seu em-mail e clicar em inscrever, depois entre no email que vc digitou e no email que enviarmos apra vc confirme sua subscrição. Grande abço.

      Excluir
  11. Parabéns pelo blog,muito esclarecedor!Gosto muito de fabricar sabão,por isso pesquiso muito e noto que existem centenas de receitas espalhadas na net,porém com uma porcentagem elevada de soda caustica,sendo nociva a saude.Li seu post sobre a lixivia,entendi sua explicação,porém vc diz que na lixivia existem as impurezas,então se vc manda usar 200 ml da diluição para cada 1 litro de oleo,quantas gramas de soda ha nos 200 ml da diluição?E outra duvida que tenho e na cura do sabão,quanto tempo esperar para usar ,a soda enfraquece ou desaparece do sabão nesses dias de cura? Se puder responder agradeço!!Essse blog é util demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As impurezas citadas são substâncias da própria soda.EX: A Soda mais pura é 99% então quer dizer que em 1 kg de soda há somente 990g de ativo e 10 gm são impurezas. no caso da lixivia que está a 50% 200 ml de soda há aproximadamente 137g de hidróxido de sódio ( soda cáustica) . A cura do sabão é somente para a secagem ela não interfere na redução de graduação da soda. A soda ela é consumida na reação de saponificação entre o óleo e a soda. Quando você usa mais soda que o necessário para a saponificação ela ficará livre e ai é que ela atacará a pele do usuário. EX; 137 é a média para neutralizar 1 litro de oleo so você adicionar 150 g o que ira acontecer é que 137 serão consumidas na reação, mas o restante dos 150 que será 13g ficarão livre pois não há acido graxo para reagir com eles e eles é que atacarão a pele do usuário. É como fazer um suco: Você coloca 200 ml de água no copo, coloca o açúcar existe uma quantidade de açúcar que se dissolve em água, quando dissolve o máximo de açucar ele não dissolve mais, ai o açúcar desce para o fundo, para dissolver tem que colocar mais água. Assim é o sabão se colocar mais soda o único modo de reduzir a soda é reagindo com mais óleo ou sebo ou qualquer graxo. Ficou claro? Caso ainda tenha duvidas favor postar que respondo. Obrigado por ler meu blog.

      Excluir
  12. Sim,entendi sua explicação.É que dizem que o sabão deve curar por cerca de 20 dias,assim a soda não causa danos a pele,obrigada por responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também já ví muitas postagens na internet sobre isso, mas nunca ouvi falar de uma industria de sabão deixar sabão curando 20 dias. Geralmente se fabrica, corta, embala e já disponibiliza para venda.Quando se realiza a saponificação, não deixando soda livre, pode-se acabar de fazer o sabão e utilizá-lo imediatamente após o termino da saponificação total. O único cuidado que se deve ter é com a quantidade soda e se possível for com os controles de matérias primas. Estou criando um novo site que falaremos de forma mais industrial sobre sabão e outros produtos. A parte de conteúdo ainda não está pronta.o site é:http://produtodelimpeza.com.br/

      Excluir
  13. li a sua resposta em cime e me deixou ancioso pois sera um prazer acompanhar o vira nesse novo site, ja que as receitas este blog são otimas. Por favor nos avise assim que estiver pronto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que até semana que vem teremos conteúdo. Assim que tiver proto divulgo aki no blog.

      Excluir
  14. se os produtos que vc divulgar forem iguais ao que eu aprendi com o sabão sera um sucesso e eu serei um seguidor ativo

    ResponderExcluir
  15. Com certeza serão bons, mas serão formulações industriais, será um blog para quem quer fabricar produtos para revender, montar uma pequena fábrica, com produtos químicos. Mas para quem gosta de fabricar produtos com certeza gostará do conteúdo. Obrigado por estar sempre nos seguindo.

    ResponderExcluir
  16. ola eeu dilui a soda yara mas ela ficou muito escura é assim mesmo ou a soda esta suja, desculpe as perguntas é que são coisas desconhecidas e tenho medo de estar fazendo errado

    ResponderExcluir
  17. ADOREI A DICA AGORA FICOU MAIS FACIL PRA MIM FAZER DETERGENTE

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde que bom saber que esta criando um outro site de produtos de limpeza,mas gosto muito deste aqui,tiro muitas duvidas!! Osvaldo vc como quimico,poderia me esclarecer uma outra duvida?Gosto muito de fazer sabão caseiro,é uma terapia e vicia,rsrsrs,mas eu estava querendo fazer sabonete caseiro tbém,mas li em um site que a soda caustica usada pra fazer sabonete é diferente,seria mais pura,sem impurezas e seu custo fica em torno 30,00 à 50,00 reais o kilo!Isso é verdade ou não??Desde já agradeço e obrigada,amo seu blog!!

    ResponderExcluir
  19. Desculpe,esqueci de mencionar que no site dizia que essa soda vendida em supermercado não serve pra fazer sabonetes caseiros,isso é verdade???Obrigada!!

    ResponderExcluir