barra de links adesense

quarta-feira, 25 de maio de 2011

LIXÍVIA DE SODA CÁUSTICA


A soda cáustica é encontrada no no comércio na forma de escamas. A lixivia é a dissolução deste sólido em água. Parece ser um procedimento simples mas requer alguns cuidados, pois um pequeno descuido pode causar acidentes graves. Ensinaremos aqui como diluir a soda cáustica em água e como calcular as concentrações desta solução.Provido de luvas, jaleco ou avental, mascara e óculos de proteção, adicione 1 litro de água e com o pote perto da água, adicione a soda com cuidado para não bater na água e voltar na face. Misture e deixe em repouso em frasco fechado, em local fora do alcance de crianças.Esta solução renderá aproximadamente 1400 ml ou 1,4 litros de lixivia a 50%. Importante lembrar que a soda tem papel fundamental na produção de sabão, uso de soda ruim ocasionará em um produto de baixa qualidade e muitas vezes até perda do produto. Quando for comprar a soda cáustica leia no verso da embalagem a concentração do produto. No mercado tem soda com diversas concentrações. Exemplo soda Yara tem 75%, já a escorpião tem 98%. É importante lembrar que a soda 75% usa-se mais e a 98% usa-se menos. Segundo literatura, para saponificação de 1 litro de óleo de soja, usa-se aproximadamente 137g, de soda em escama 99%.Temos aqui então o indice de saponificação do óleo de soja que é 137g de soda para cada litro de óleo de soja. Obs: Quando se dilui 1kg soda 99%  em 600 ml água temos uma lixivia  50°BE. Nas lojas de produtos químicos é vendida já a soda líquida a 50°BE, porém sua comercialização é controlada. É importante lembrar que ao diluir ou usar um soda com 75% de concentração, mesmo adicionando as 137 g, você terá somente 102 g de soda os outros 35 gramas são impurezas o que não saponificaram todo o óleo de soja em sua formula. Isso pode alterar consistência, deixará oleoso, ou até mesmo ocasionar a perda total do produto. Este é o motivo de varias reclamações de receitas caseiras na internet. Agora você já pode fabricar sabão como quiser, com qualquer quantidade de óleo desde que faça a relação óleo e soda. 


Como calcular a quantidade de soda se usar soda de menor concentração? Suponhamos que você tenha adicionado a soda a 75% é só em uma calculadora fazer o seguinte: Você sabe que 1 litro precisa de 137 g de soda 98% então digite 137 e divida, por 1 centésimo da concentração da embalgem da soda que comprou:  Avaliemos as relações: 
Soda necessária = 137g
Concentração comprada =75 Divide-se por 100= 0,75
Sendo assim digite na calculadora: 137 tecle em dividir e digite 0,75 o valor encontrado será:182,6g 
Então concluímos que aquele pote de soda Yara que é de 950 g a 75% saponifica 5,2 litros de óleo.
Diluição da soda Yara:1 kg de soda yara diluido em 600 ml de água, dará 1 litro de soda e usará aproximadamente 200 ml desta solução para cada litro de óleo. O mesmo se aplica a soda líquida comprada em lojas de produtos químico 200 ml para cada litro de óleo de soja.
Obs: Soda escorpião 98-99% a diluição será diferente: Diluirá 1 kg de soda em 1 litro de água usando os mesmos 200 ml desta solução para cada litro de óleo
Usando soda líquida 50° Bé: Usar 200 ml de soda para cada litro de óleo.
Sempre use, óculos de proteção, luvas, avental ou jaleco. A soda ao ser adicionada de forma inadequada, bate na água e pode voltar no olho, podendo ocasionar a perda da visão. Caso isso aconteça lave com água corrente por aproximadamente 10 minutos tendo o cuidado para não deixar cair no outro olho. Lave jogando água no olho, não esfregando, não tendo lava olhos, usa-se chuveirinho, até mesmo mangueira com baixa pressão, depois de lavar muito tempo coloque um tampão no olho e procure socorro médico imediatamente. Duvidas ligue para: 


Centro de Informações e Assistência Toxicológica – CIAT – BH 
Telefone:(31) 3239 9308 / (31) 3224 4000 / (31) 3239 9223 (Lab) / (31) 3239 9224 
(secretaria ) Fax: (31) 3239 9260 e-mail: ciatbh@gmail.com / servitoxmg@hotmail.com 

Outros estados: _Veja aqui



91 comentários:

  1. Olá Osvaldo.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas com você.
    Para qual e-mail posso te escrever?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! pode me escrever em osvaldo@siamdobrasil.com.br

      Excluir
    2. Boa tarde Osvaldo,

      Como transformo 450g de soda em escama de 98% em soda liqudia de 50% e 32%. Quanto uso de água para diluir a de 50 e a 32%?

      Obrigada!!

      Excluir
  2. Olá preciso saber como medir 200ml de soda pois só tenho ela em granulado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta transforma-la em soda líquida seguindo o procedimento acima. Mas se sua soda for 99% 137g representam os mesma quantidade presente nos 200 ml de soda liquida a 50%

      Excluir
    2. Soda líquida 200ml a 50%, se for usar a proporção não seria correto dizer 400ml a 50%, por litro de óleo?

      Excluir
  3. e gostaria das quantidades em ml pois em gramas e dificil, e faço minha as palavras da Renata um email para reguntas

    ResponderExcluir
  4. Renata e Antônio obrigado por serem leitores de meu blog.
    Vamos lá ás respostas: Raramente você vai encontrar soda líquida no mercado e o post acima tem a finalidade de ajudar a vcs a realizar a dissolução da soda para usá-la em ml ou litros. No poste acima tem o trecho que aqui posto onde você usará em média 200 ml de soda diluida para cada litro de sabão. Conforme abaixo.

    Diluição da soda Yara:1 kg de soda yara diluido em 600 ml de água, dará 1 litro de soda e usará aproximadamente 200 ml desta solução para cada litro de óleo. O mesmo se aplica a soda líquida comprada em lojas de produtos químico 200 ml para cada litro de óleo de soja.
    Obs: Soda escorpião 98-99% a diluição será diferente: Diluirá 1 kg de soda em 1 litro de água usando os mesmos 200 ml desta solução para cada litro de óleo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Eu fiz o sabao com essa droga de soda Yara que não presta pra nada pela milésima vez , fiz tudo certinho , dilui 1 kg de soda Yara com 600ml de água ,coloquei 200ml de lixívia para 1 litro de óleo e ficou super gorduroso o sabao , ficou mais de 40 minutos batendo na batedeira e nada SÓ gordura , tive que ficar adicionando mais de 200ml de soda de novo e mesmo assim não ficou muito bom.
      Desisto desta soda .
      A receita so fica Boa se for 4 litros de óleo pra 1kg dessa droga de soda.

      Excluir
    2. Quando fizemos os testes com soda Yara deu certo conforme o descrito, mas não temos hoje como garantir o grau de pureza da mesma. Pode ser que hoje eles tenha mudado a concentração. É sempre importante verificar o rotulo ou verificar com o departamento técnico da industria.

      Excluir
  5. Ola Osvaldo, qual tipo de recipiente mais adequado para armazenar a lixivia e por quanto tempo pode ficar armazenada sem perder suas propriedades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embalagens de polietileno. Semelhante ou igual ao que elas vem ou também vidro ou inox. Como os dois ultimos tem desvantagens o melhor e frascos de polietileno. Nunca embale em pet.

      Excluir
  6. Ola Osvaldo obrigado agora ficou mais claro, porem certos tipos de soda não vem especificando o nivel de pureza tanto que liguei para saber, mas estarei fazendo meu sabão black, e obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  7. hoje eu fiz o sabão black e saiu como vc disse e estou satisfeitíssimo com o resultado, agradeço pelo que nos ensinou obrigado e continuarei fazendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Fico satisfeito em poder ajudar. Não deixe de assinar nosso blog, assim sempre que tiver novidades você vai ficar sabendo. Precisando estamos ai para ajudar.

      Excluir
  8. Boa tarde,parabéns pelo trabalho,vc nos ajuda muito com suas explicações!Gostaria de esclarecer uma duvida,se possível.A soda Búfalo tem 100% de pureza,qual seria a diluição da mesma?E se eu usar a soda liquída 50% eu tenho que adcionar mais água na receita??Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Obrigado por ler meus artigos. No caso da soda ter pureza de 100% que geralmente apesar deles falarem 100 nunca é real geralmente é 99%. Neste caso você pode adicionar 1 litro de água para cada kg de soda ela ficara com a graduação de 50 graus ou 50% . Mas atenção não dará 2 litros de soda, mas 2 kg. Pois a densidade da soda é aproximadamente 2,13. Sendo assim quando você adiciona 1 kg de soda e 1 kg de soda você terá 2 kg de soda a 50° mas somente 1469 ml ou 1,47 litros de soda. 1 kg de soda em ml representa somente 469 mls. Caso não tenha ficado claro gentileza me comunicar que reformulo a explicação.
      Forte Abço.

      Excluir
  9. mais uma duvida depois da diluição da soda qual a sua durabilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 meses aproximadamente é a durabilidade após diluida. Embale somente em frascos de polietileno , vidro ou inox, como vidro e inox tem algumas desvantagems como custo minha sugestão é polietileno ( embalagem do material que a soda vem do supermercado. OBS: NUNCA EMBALE EM PET, ELE NÃO RESISTE)

      Excluir
  10. Respostas
    1. aqui no blog existe um espaço escrito : Inscreva para receber novidades, ABAIXO DO ANUNCIO DE BASE DE AMACIANTE. Basta adicionar seu em-mail e clicar em inscrever, depois entre no email que vc digitou e no email que enviarmos apra vc confirme sua subscrição. Grande abço.

      Excluir
  11. Parabéns pelo blog,muito esclarecedor!Gosto muito de fabricar sabão,por isso pesquiso muito e noto que existem centenas de receitas espalhadas na net,porém com uma porcentagem elevada de soda caustica,sendo nociva a saude.Li seu post sobre a lixivia,entendi sua explicação,porém vc diz que na lixivia existem as impurezas,então se vc manda usar 200 ml da diluição para cada 1 litro de oleo,quantas gramas de soda ha nos 200 ml da diluição?E outra duvida que tenho e na cura do sabão,quanto tempo esperar para usar ,a soda enfraquece ou desaparece do sabão nesses dias de cura? Se puder responder agradeço!!Essse blog é util demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As impurezas citadas são substâncias da própria soda.EX: A Soda mais pura é 99% então quer dizer que em 1 kg de soda há somente 990g de ativo e 10 gm são impurezas. no caso da lixivia que está a 50% 200 ml de soda há aproximadamente 137g de hidróxido de sódio ( soda cáustica) . A cura do sabão é somente para a secagem ela não interfere na redução de graduação da soda. A soda ela é consumida na reação de saponificação entre o óleo e a soda. Quando você usa mais soda que o necessário para a saponificação ela ficará livre e ai é que ela atacará a pele do usuário. EX; 137 é a média para neutralizar 1 litro de oleo so você adicionar 150 g o que ira acontecer é que 137 serão consumidas na reação, mas o restante dos 150 que será 13g ficarão livre pois não há acido graxo para reagir com eles e eles é que atacarão a pele do usuário. É como fazer um suco: Você coloca 200 ml de água no copo, coloca o açúcar existe uma quantidade de açúcar que se dissolve em água, quando dissolve o máximo de açucar ele não dissolve mais, ai o açúcar desce para o fundo, para dissolver tem que colocar mais água. Assim é o sabão se colocar mais soda o único modo de reduzir a soda é reagindo com mais óleo ou sebo ou qualquer graxo. Ficou claro? Caso ainda tenha duvidas favor postar que respondo. Obrigado por ler meu blog.

      Excluir
  12. Sim,entendi sua explicação.É que dizem que o sabão deve curar por cerca de 20 dias,assim a soda não causa danos a pele,obrigada por responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também já ví muitas postagens na internet sobre isso, mas nunca ouvi falar de uma industria de sabão deixar sabão curando 20 dias. Geralmente se fabrica, corta, embala e já disponibiliza para venda.Quando se realiza a saponificação, não deixando soda livre, pode-se acabar de fazer o sabão e utilizá-lo imediatamente após o termino da saponificação total. O único cuidado que se deve ter é com a quantidade soda e se possível for com os controles de matérias primas. Estou criando um novo site que falaremos de forma mais industrial sobre sabão e outros produtos. A parte de conteúdo ainda não está pronta.o site é:http://produtodelimpeza.com.br/

      Excluir
  13. li a sua resposta em cime e me deixou ancioso pois sera um prazer acompanhar o vira nesse novo site, ja que as receitas este blog são otimas. Por favor nos avise assim que estiver pronto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que até semana que vem teremos conteúdo. Assim que tiver proto divulgo aki no blog.

      Excluir
  14. se os produtos que vc divulgar forem iguais ao que eu aprendi com o sabão sera um sucesso e eu serei um seguidor ativo

    ResponderExcluir
  15. Com certeza serão bons, mas serão formulações industriais, será um blog para quem quer fabricar produtos para revender, montar uma pequena fábrica, com produtos químicos. Mas para quem gosta de fabricar produtos com certeza gostará do conteúdo. Obrigado por estar sempre nos seguindo.

    ResponderExcluir
  16. ola eeu dilui a soda yara mas ela ficou muito escura é assim mesmo ou a soda esta suja, desculpe as perguntas é que são coisas desconhecidas e tenho medo de estar fazendo errado

    ResponderExcluir
  17. ADOREI A DICA AGORA FICOU MAIS FACIL PRA MIM FAZER DETERGENTE

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde que bom saber que esta criando um outro site de produtos de limpeza,mas gosto muito deste aqui,tiro muitas duvidas!! Osvaldo vc como quimico,poderia me esclarecer uma outra duvida?Gosto muito de fazer sabão caseiro,é uma terapia e vicia,rsrsrs,mas eu estava querendo fazer sabonete caseiro tbém,mas li em um site que a soda caustica usada pra fazer sabonete é diferente,seria mais pura,sem impurezas e seu custo fica em torno 30,00 à 50,00 reais o kilo!Isso é verdade ou não??Desde já agradeço e obrigada,amo seu blog!!

    ResponderExcluir
  19. Desculpe,esqueci de mencionar que no site dizia que essa soda vendida em supermercado não serve pra fazer sabonetes caseiros,isso é verdade???Obrigada!!

    ResponderExcluir
  20. Por favor gostaria de 500 gramas de soda em escamas se faz 1 litro de soda liquida, se essa proporção é para 5 litros de óleo reciclado para o preparo de sabão caseiro.
    Sempre utilizei soda liquida e agora quero utilizar soda em escamas por ser mais puro.
    Grata
    Roseli

    ResponderExcluir
  21. Puxa,muito bom suas explicações,hein?Até eu ,uma simples dona de casa,aprendi direitinho,inclusive com os comentários dos internautas.Jóia mesmo.Me ajudou muito.Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter ajudado. Estou a disposição sempre. Posso demorar responder mas respondo. rsrsrs

      Excluir
  22. Puxa,muito bom suas explicações,hein?Até eu ,uma simples dona de casa,aprendi direitinho,inclusive com os comentários dos internautas.Jóia mesmo.Me ajudou muito.Cris.

    ResponderExcluir
  23. Olá Osvaldo, eu li todos os posts acima e se fala muito em dissolver a soda em escamas mas eu gostaria de saber como mudar a concentração da soda liquida a 50% para outras concentrações como 30%, 36%, 38% ou outras que eu desejar, desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Huson ! Obrigado por comentar. Aqui a mudança de concentração é mudada pela adição de água, mas é importante que faça uso de um Aerômetro, para medir a graduação da soda.

      Excluir
  24. Ola posso armazenar a soda diluida naquelas embalagens q vem agua sanitaria????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas embalagens são polietileno, elas aguentam só não pode em PET. Elas rompem.

      Excluir
  25. Ola posso armazenar a soda diluida naquelas embalagens q vem agua sanitaria????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mas identifique para evitar acidentes, mantenha em local seguro.

      Excluir
  26. olá, achei uma receita na internet, que não tinha detalhes dessa receita sua então a minha diluição resultou em uma soda que endureceu , haveria alguma maneira de recuperar essa soda não sei a concentração pois joguei a embalagem fora. obrigado

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde.

    Qual a diferença entre a soda líquida e em flocos.

    ResponderExcluir
  28. Um exempolo,
    Se na receita pede 500g de soda em flocos, posso usar 500ml de soda líquida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao! Nao confie nas receitas da internet. Geralmente elas contem muiiiita soda. Use a proporcao que ele ensinou: Em escamas (98a99) 137 g por litro de oleo. Se for liquida (50%) 200 ml.

      Excluir
    2. Não. Soda em escama geralmente a industrial é 99 a diluida é só 50. Provavelmente terá que usar o dobro.

      Excluir
  29. Um exempolo,
    Se na receita pede 500g de soda em flocos, posso usar 500ml de soda líquida?

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde.

    Qual a diferença entre a soda líquida e em flocos.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia amigo gostaria de saberdo Sr. como faço para que o meu sabão líquido espume mais, o Sr. tem alguma dica que possa me ajudar ?
    Abraços Marco
    email---marcorogeriodias@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja tentou lauril? Se for sabao sem soda, se for com soda ja espuma muito.

      Excluir
  32. comprei uma soda em saquinho e sem rotulo dilui em 600 mel de agua e deixei descansar viroou uma pedra tive que jogar fora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que ruim heim ! Sinto muito. O ideal é colcoar a água ir adicionando a soda aos poucos e ir mexendo até dissolver todo pacote. Só cuidado, com a pele e olhos. Bom usar óculos de proteção. Parece bobeira, mas soda tem alta densidade,é comum bater no fundo e voltar. Se pega no olho tem riscos graves, pode até ficar cego. Então não brinque com soda.

      Excluir
  33. Se na receita pede 1kilo de soda em flocos qual a quintadade que tenho que colocar da liquida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo e fazer a conta como ele ensinou: 200 ml da soda liquida pra cada litro de oleo ou 137 g em escamas. Ate pq a maioria das receitas tem excesso de soda.

      Excluir
    2. Se a líquida for 50 % terá que usar 1,5 kg que dá aproximadamente 1 litro de soda.

      Excluir
  34. Agradeco por seu blog tao eficiente em sanar duvidas tao comuns, mas extremamente importantes no mundo da saboaria. Parabens!!

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde! gostaria de saber qual a diferença entre a soda em escamas e a soda liquida?

    ResponderExcluir
  36. BOM DIA ....QUANTO DE SODA LIQUIDA CONCENTRAÇÃO A 50% USO PARA CADA LITRO DE ÓLEO USADO? OBRIGADO

    ResponderExcluir
  37. li sobre a dissolução da soda yara, na minha receita vai 1ltr e meio de água para dissolver a soda. como procedo a esse respeito, devo colocar menos água, pois a soda já estará dissolvida?

    ResponderExcluir
  38. como é feito o cálculo da agua para a diluição dos 137 gramas de soda

    ResponderExcluir
  39. Olá... Comprei uma soda em escamas marca Yara em dezembro 2016, qd fui abrir hj (02/07) notei umidade dentro da embalagem. No rótulo está informando que a validade é indeterminada. Posso usar mesmo assim?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS abençoe vc grandemente. Por trazer informações precisas a respeito de sabão caseiro. Obrigada. Sua explicação é ótima.

      Excluir
  40. Boa noite,Gostaria que vc me ajudassse com uma duvida, posso fazer sabonete liquido usando soda caustica? Ou tem outro tipo de soda pra essa finalidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da formulção. Já vi algumas formulações como óleos e com hidróxido de potássio, mas para fazer esse procedimento precisa de um conhecimento em química para realizar analises de ph livre. Eu indicaria mais uma formulção com produtosmais suaves como lauril, amida, coco amido propil betaína ... Nada de soda, para evitar erros e atacar a pele.

      Excluir
  41. Olá , a soda sol que tem marcado a concentração 96-99 ,seria necessário acrescentar 30 % a mais para sabonificar o sabão com álcool que usa se sebo de boi , pois fiz com o quantidade certa não ficou bom como vejo o que o Fábio Guimarães faz ?desde já agradeço se me responder .

    ResponderExcluir
  42. Para o Sebo o indice de saponificação muda. O indice de saponificação do sebo parace que é de 190-200. Ou seja: Para cada Kilo de sebo usa-se de 190 a 200 g de soda 99%

    ResponderExcluir
  43. Olá ,Porque a nessecidade de deixar a soda na água (lixívia), por oito horas em descanso para fazer o sabão com álcool ?

    ResponderExcluir
  44. Olá gostaria de saber qual quantidade de soda liquida usar em uma determinada receita tal como a lixivia pedida é a de 50% mas eu só tenho a de 32% então qual quantidade usar?se só tenho essa de 32%?

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde vc poderia me ajudar com uma dúvida? Qual a quantidade de água eu uso pra diluir uma soda 70 fazer dela 50% pra uma quantidade de 100 ml de óleo desde já agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
  46. Boa noite.
    Vc diz que devemos usar 200ml de soda líquida para cada litro de óleo. Eu vou fazer pela primeira vez sabão de alcool, na receita vai 2kg de sebo e 1 litro de óleo, então devo usar 600 ml de soda líquida? Desculpa a dúvida mas e a minha primeira receita de sabão.

    ResponderExcluir
  47. Muito bom oswaldo! você explica muito bem, parabéns!

    ResponderExcluir
  48. Nossa comprei uma soda da marca Yara para fazer sabonete e o vendedor me disse que é 99% e agora vi aqui que é 75%,que chato isso ��.
    Muito obrigada por suas informações

    ResponderExcluir
  49. Na receita vem diluir 500g de soda em 750ml de água,para depois adicionar 2l de óleo. Gostava de saber que quantidade de soda terá a lixívia produzida? se há ou não excesso de soda.

    ResponderExcluir
  50. Eu tentei diluir a soda cáustica marca INDAIA (1kg p/1litro de agua) mas não dilui, fica uma farinha branca no fundo acho que essa soda e porcaria - vou ter que jogar fora e procurar outra marca! Alguém poderia me indicar uma soda melhor?

    ResponderExcluir
  51. Olá. O sabão ficou ótimo após o processo de cura. Porém, em outro momento,para adicionar essência e extratos, derreti minha barra e não endureceu mais...ficou tipo uma pasta. Notei que após colocar essência o sabão derretendo na panela de agata, dilui-se mais...o que pode ter acontecido? Só posso acrescentar essência no momento antes da saponificação???

    ResponderExcluir
  52. Olá.. poderia me ajudar a fazer 250 ml de soda líquida 50% somente, usando soda 98% ... Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  53. Olá. DEUS abençoe. Quero saber qual a quantidade de água para a diluição de cada 137grs de soda escama a 99.Obrigada.No aguardo ok.

    ResponderExcluir
  54. Ajudou bastante.
    Faço sabão há mais de 10 anos e sempre usei a soda YARA. Uso 950g para 4500ml de óleo ou gordura usados.
    Sempre que comprava outra marca de soda a formula não dava certo, já que a soda Yara não vem escrito na embalagem a concentração de NaOH.
    Minha formula faz tanto sucesso que sempre vou nas casas de parente para fazer sabão.
    Na próxima receita usarei a soda 99%. Com certeza depois desta explicação tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir
  55. Quero fazer sabão com um quilo de margarina ,quanto de soda Yara em escamas devo usar ? E quanto de água ?

    ResponderExcluir
  56. Olá!Era desse profissional e amigo que precisava,e por acaso lhe encontrei.
    Faço meu shampoo em barra No Poo...só me perco quando quero fazer com soda liquida 50% em vez da escama 99%(50%).
    976 ml de óleo de coco para 154 g escama e 371 ml de água morna.E para usar a soda liquida?Qual quantidade em ml?A soda liquida será misturada fria no óleo morno de coco?
    Desde já Gratidão.Ganhou mais uma seguidora.Bravo!

    ResponderExcluir
  57. Você poderia tirar essa dúvida cruel para mim.Fui fazer um.shampoo em.barra com oloe de coco(200ml) em vez de usar as 2 colheres de sopas rasas de flocos,usei 30 ml de soda liquida(matei a receita)Será que deveria ter esquentado óleo de coco,antes de juntar a soda liquida in natura?Gratidão!

    ResponderExcluir